segunda-feira, 29 de Abril de 2024  05:19
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


EVENTOS


LIVROS & LEITURAS

imprimir resumo

Mês das Bibliotecas Escolares

Mês das Bibliotecas Escolares


de 2 a 29 de Outubro/ ano 2009

Cine Teatro de Estarreja


Em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Municipal de Aveiro propõe um conjunto de actividades que pretendem desenvolver competências junto dos profissionais que trabalham nas Bibliotecas Escolares nas
reas da pesquisa, gestão, formação de utilizadores e promoção da leitura.

Assim, e destinadas a técnicos de biblioteca, professores bibliotecários e professores, todas as acções que se irão desenvolver na Biblioteca Municipal de Aveiro, surgem no âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar e inserem-se no projecto municipal “II Formar Bibliotecas Leitores”.

As actividades iniciam-se com “Sótãos e outros medos” que terá lugar no dia 1 de Outubro, pelas 9.00 horas, tendo como público-alvo as crianças dos quarto, quinto e sexto ano de escolaridade. Durante a sessão será lido pelo animador o livro “O pequeno livros dos medos” de Sérgio Godinho. No final, fica em aberto uma outra história, que é apontada pelo autor, durante a leitura do livro. Esta história não é revelada, aguçando a curiosidade das crianças. Proporciona-se um debate com as crianças, dando-lhes oportunidade de falarem sobre os seus medos e é-lhes proposto que construam uma história que pensam ser a história secreta do sótão. No final, chega o momento de revelação da história do sótão e é sugerido às crianças que encontrem os livros escondidos no espaço da sala.

Nos dias 2 e 3 de Outubro, das 9.30 às 12.30 horas e das 14.00 às 18.00 horas, coordenada por Sara Reis, realizar-se-á a Acção de formação “Dez réis de gente e de livros” com a qual se irá apresentar um panorama histórico da literatura para crianças em Portugal, divulgando autores, textos, géneros, orientações, tendências e características representativos da actual produção literária destinada à infância. Serão também fornecidos “instrumentos” teóricos e metodológicos de selecção e diferenciação de textos literários para a infância considerados “inovadores e criativos”, será debatido o papel da literatura e dos livros para a infância e serão trabalhadas estratégias de animação de leitura. A acção possuirá uma dimensão marcadamente teórico-prática. Paralelamente à exposição de alguns aspectos de natureza conceptual atinentes ao conceito e às peculiaridades da literatura para a infância, proceder-se-á à análise de um corpus textual contemporâneo. Também se divulgarão diversos textos, sendo sugeridas pistas de leitura e de reflexão partilhada que promovam uma análise sistemática, do ponto de vista ideotemático e estilístico.

Já no dia 7 de Outubro, das 14.00 às 15.30 horas, será promovida a Acção de Formação “CDU e Thesaurus: aliados da pesquisa e arrumação”, coordenada por Teresa Cardoso. A Classificação Decimal Universal é um esquema de classificação uniformizado e normalizado, amplamente usado nacional e internacionalmente, que visa cobrir e organizar a totalidade do conhecimento humano. Um Thesaurus é uma lista de termos, estruturada de modo a fazer transparecer as relações que estabelece com os outros termos. Ambos são importantes aliados na pesquisa de informação e na arrumação dos documentos nas bibliotecas. A acção será realizada sob a forma de workshop, sendo importante complementar uma parte mais teórica com uma parte mais prática, utilizando como ferramenta de apoio o catálogo da Biblioteca Municipal e da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares.

Ainda no mesmo dia, das 16.00 às 17.30 horas, Joana Seiça irá explicar o projecto “BibRia” dando a conhecer esta base, bibria.cm-aveiro.pt, que consiste numa ferramenta de pesquisa de fácil acessibilidade, cujo fundo documental é essencialmente composto por jornais e revistas, mas também por monografias e material de arquivo. É essencial a sua divulgação, porque se torna, sem dúvida, uma mais valia para o público em geral, independentemente da sua formação ou idade, dando assim uma óptima oportunidade de conhecer com relativa facilidade, conteúdos sobre Aveiro. Será feita uma breve explicação do projecto BibRia, as entidades que o compõem, áreas de recolha de documentação e o seu fundo documental. Será feita uma introdução com o intuito de dar alguns dados sobre o aparecimento dos periódicos em Portugal em termos de data e função dos mesmos e serão desenvolvidas acções teórico/práticas onde se poderá visualizar os conteúdos a promover.

A Acção de formação “A Leitura e os Livros Digitais”, coordenada por Paulo Lencastre acontecerá no dia 14 de Outubro, das 14.00 às 15.30 horas. Pretende-se com esta actividade dinamizar e promover outras formas de leitura. Os livros digitais proporcionam de uma forma engraçada, a interactividade com uma história, tirando partido da natural apetência que os mais jovens têm pelas novas tecnologias. Esta formação visa dotar os participantes de um conjunto de competências junto dos profissionais que promovem actividades nesta área. A acção vai ser composta por sessões teórico/práticas onde serão propostas várias apresentações de páginas internet, onde se vai visualizar todo o conteúdo a promover. Será distribuído um conjunto de informações relativas à acção, tendo como ferramenta de apoio o acesso a terminais de computador.

Igualmente no dia 14, das 14.00 às 17.30 horas, será desenvolvida a Acção de Formação “Catalogar para recuperar: noções base”, coordenada por Hortense Tavares que tem por pressupostos abordar as noções base da catalogação dos diferentes documentos, seja qual for o seu suporte, bem como analisar e identificar os vários elementos da descrição bibliográfica dum documento. Será feita a apresentação breve de definições base, das diferentes ISBD (International Standard Bibliographic Description) e tipologia dos documentos com a apresentação e construção de exemplos. Como suporte de apoio, recorrer-se-á ao catálogo da Biblioteca Municipal de Aveiro.

Teresa Nogueira irá dinamizar o livro “Princesas Esquecidas ou Desconhecidas” no dia 21 de Outubro, das 14.00 às 18.00 horas, a partir da obra literária de Philippe Lechermeier e Rébecca Dautremer. Serão apresentadas diferentes formas de expressões e vários exercícios irão ser experienciados, promovendo o prazer de ler, levando à “descoberta” de diversas formas de leituras. Deste modo, pretende-se o deleite da palavra e da imagem, enfatizando a capacidade de imaginação.

De 12 a 16 de Outubro irá realizar-se “Rallypaper no coração da cidade de Aveiro”, coordenada por Vanessa Autun. Sendo um jogo didáctico, tem por finalidade instruir o público sobre variados aspectos culturais da zona centro da cidade de Aveiro, nomeadamente no que toca o aspecto histórico relativo a edifícios, monumentos, estátuas, obras de arte, locais de interesse público, personagens célebres, praças e ruas importantes da cidade. Trata-se, portanto, de um jogo que engloba perguntas e respostas com uma forte componente didáctica, direccionado a um público juvenil. Em grupos, ao longo do percurso pedonal, com o respectivo apoio do responsável de turma e da autora e formadora Vanessa Autun, os alunos irão responder às perguntas do jogo. O objectivo final desta iniciativa consiste em organizar um concurso, no qual serão premiados os alunos detentores dos melhores resultados, estando esta iniciativa inserida nas comemorações dos 250 anos de elevação de Aveiro a cidade. Desta forma procura-se despertar o interesse dos jovens para a nossa cultura regional, através de uma forma lúdica de aprendizagem, cativando os mesmos para a descoberta das riquezas específicas da região. Dirige-se a alunos dos sétimo, oitavo e nono anos.

Por último, no dia 28 de Outubro, às 9.30 horas, moderado por José Saro, terá lugar a Sessão de “Experiências partilhadas” e entrega dos prémios do Rallypaper. Consistirá numa mesa redonda para, não só a partilha de experiências e discussão da uniformização de procedimentos, como também o de fazer um levantamento do “ponto de situação” actual da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares de Aveiro. O Grupo Concelhio da Rede de Bibliotecas de Aveiro acolheria com muito interesse a partilha e difusão de boas práticas ou de materiais que sejam utilizados e reutilizáveis nas diferentes bibliotecas. A proposta de participação de cada biblioteca, em qualquer suporte e com metodologia opcional, deve ser articulada com o SABE e o Coordenador Interconcelhio da RBE de forma a enriquecer o encontro pela variedade de temáticas.
« Voltar

O Portal d'Aveiro não se responsabiliza por eventuais alterações ou falhas na programação dos eventos culturais listados

Se deseja promover eventos no Portal d'Aveiro contacte agendacultural@aveiro.co.pt

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®